Que roupa usar no inverno europeu? Dicas importantes!


Dia 1º de dezembro – Finalmente chegamos ao mês da viagem . Na Espanha ontem começou a nevar, detalhe,  com um mês de antecedência. Como disseram nossos clientes e amigos, se o verão foi forte, o inverno promete ser arrasador.

Ontem também soubemos das fortes chuvas na Itália,  território que também faz parte do nosso trajeto este ano e particularmente em Veneza a chuva está forte.  Apesar das notícias não serem as melhores com relação ao clima, ainda temos 27 dias pela frente antes do embarque, claro que o frio vai aumentar, mas esperamos que as chuvas parem de cair forte.

Nossos queridos sobrinhos Sérgio e Liliam que nos acompanharão nesta viagem e são estreantes no inverno europeu – estão muito preocupados com o frio, a neve e todos os questionamentos que acompanham uma viagem nesta época na Europa.

Então, dicas importantes a partir de agora!

1. Não adianta levar botas ou qualquer outro calçado daqui, porque você não vai usar, a não ser que queira ter pés frios, congelados e molhados. (aconteceu comigo e minha botinha de couro de mais de 10 anos tão quentinha). Ou compra uma bota de neve ou calçado apropriado aqui ou compra lá, de preferência entre por Paris e corra até as lojas Tati ou outra lojinha em Montmartre, eu comprei a minha por 10 euros na época, era feia, mas não tirei do pé a viagem inteira. Este ano eu vou escolher com mais calma meu calçado de neve. A foto da bota nova eu posto durante a viagem assim que eu comprar em Paris.


2. Outra dica importante é com peças de roupas para colocar por baixo. Não tem jeito a gente coloca duas calças, 2 blusas, jaqueta, meia, gorro, cachecol e luvas. Então na mala deve colocar umas 2 ou 3 calças de uso “interno”, eu uso legs, calças de pijamas ou meia fio 80, os homens podem usar minhocão, calça de pijama ou de agasalho e a calça de cima não deve ser apertada, normalmente usamos calças jeans de tecido  mais grosso.

3. Cachecol, luvas, meias e gorros a gente não dispensa, leve ao menos 2 de cada, mas pode comprar lá que é legal também, eu comprei vários a preços que variaram de 2 a 10 euros. Ah, importantíssimo informar que a época é de SOLD! DESCONTOS DE ÉPOCA em praticamente toda a Europa, então vamos as compras!

4. Guarda-chuva, sim meus queridos, a neve também pede. No primeiro dia a neve é linda, emocionante, no segundo, no terceiro, mas aí ela começa a bater na sua cara, a neve derrete e molha o rostinho, então aproveite a elegância do pretinho básico do guarda-chuva. Em Paris (Montmartre) tem a partir de 3 euros em algumas lojas, verifique perto da Sacre Coeur.

5. Cacharrel e blusas de lã são importantes para os dias mais frios, mas lembre-se de levar sempre várias camisetas para colocar por baixo, é o mesmo esquema das calças. Existem também algumas jaquetas bem leves e quentes na Europa, eu comprei uma em Milão que agüenta mais de 0 graus por 10 Euros também.

6. Você deve estar pensando no banhinho não é mesmo? Bom este assunto é delicado, o João não perde um e ainda por cima lava a cabeça, mas também nunca fomos pro Leste Europeu, que dizem ser mais frio. Eu tive uns dias de preguiça e frio intenso que pulei o banho, mas também temos lencinhos umedecidos, daquele tipo de bebê, uns saches iguais de avião, mas de tamanho maiores para uso íntimo. Nestes dias eu preferi tentar usar os lencinhos. Se não der jeito de ficar limpo, tem que encarar o banho mesmo.  Também uso a calefação do quarto para secar as peças intimas que lavei no chuveiro. Veja as fotos abaixo e durante a viagem eu conto mais.

PS. Quase esqueci do óculos de “sol” para a Neve, chiquerrimo e de preferencia bem pretinho.

Viajar é muito bom, compartilhe !