Que roupa usar no inverno europeu? Dicas importantes!


Dia 1º de dezembro – Finalmente chegamos ao mês da viagem . Na Espanha ontem começou a nevar, detalhe,  com um mês de antecedência. Como disseram nossos clientes e amigos, se o verão foi forte, o inverno promete ser arrasador.

Ontem também soubemos das fortes chuvas na Itália,  território que também faz parte do nosso trajeto este ano e particularmente em Veneza a chuva está forte.  Apesar das notícias não serem as melhores com relação ao clima, ainda temos 27 dias pela frente antes do embarque, claro que o frio vai aumentar, mas esperamos que as chuvas parem de cair forte.

Nossos queridos sobrinhos Sérgio e Liliam que nos acompanharão nesta viagem e são estreantes no inverno europeu – estão muito preocupados com o frio, a neve e todos os questionamentos que acompanham uma viagem nesta época na Europa.

Então, dicas importantes a partir de agora!

1. Não adianta levar botas ou qualquer outro calçado daqui, porque você não vai usar, a não ser que queira ter pés frios, congelados e molhados. (aconteceu comigo e minha botinha de couro de mais de 10 anos tão quentinha). Ou compra uma bota de neve ou calçado apropriado aqui ou compra lá, de preferência entre por Paris e corra até as lojas Tati ou outra lojinha em Montmartre, eu comprei a minha por 10 euros na época, era feia, mas não tirei do pé a viagem inteira. Este ano eu vou escolher com mais calma meu calçado de neve. A foto da bota nova eu posto durante a viagem assim que eu comprar em Paris.


2. Outra dica importante é com peças de roupas para colocar por baixo. Não tem jeito a gente coloca duas calças, 2 blusas, jaqueta, meia, gorro, cachecol e luvas. Então na mala deve colocar umas 2 ou 3 calças de uso “interno”, eu uso legs, calças de pijamas ou meia fio 80, os homens podem usar minhocão, calça de pijama ou de agasalho e a calça de cima não deve ser apertada, normalmente usamos calças jeans de tecido  mais grosso.

3. Cachecol, luvas, meias e gorros a gente não dispensa, leve ao menos 2 de cada, mas pode comprar lá que é legal também, eu comprei vários a preços que variaram de 2 a 10 euros. Ah, importantíssimo informar que a época é de SOLD! DESCONTOS DE ÉPOCA em praticamente toda a Europa, então vamos as compras!

4. Guarda-chuva, sim meus queridos, a neve também pede. No primeiro dia a neve é linda, emocionante, no segundo, no terceiro, mas aí ela começa a bater na sua cara, a neve derrete e molha o rostinho, então aproveite a elegância do pretinho básico do guarda-chuva. Em Paris (Montmartre) tem a partir de 3 euros em algumas lojas, verifique perto da Sacre Coeur.

5. Cacharrel e blusas de lã são importantes para os dias mais frios, mas lembre-se de levar sempre várias camisetas para colocar por baixo, é o mesmo esquema das calças. Existem também algumas jaquetas bem leves e quentes na Europa, eu comprei uma em Milão que agüenta mais de 0 graus por 10 Euros também.

6. Você deve estar pensando no banhinho não é mesmo? Bom este assunto é delicado, o João não perde um e ainda por cima lava a cabeça, mas também nunca fomos pro Leste Europeu, que dizem ser mais frio. Eu tive uns dias de preguiça e frio intenso que pulei o banho, mas também temos lencinhos umedecidos, daquele tipo de bebê, uns saches iguais de avião, mas de tamanho maiores para uso íntimo. Nestes dias eu preferi tentar usar os lencinhos. Se não der jeito de ficar limpo, tem que encarar o banho mesmo.  Também uso a calefação do quarto para secar as peças intimas que lavei no chuveiro. Veja as fotos abaixo e durante a viagem eu conto mais.

PS. Quase esqueci do óculos de “sol” para a Neve, chiquerrimo e de preferencia bem pretinho.

Facebook Comments

Website Comments

  1. Rodrigo

    Gostei das dicas pois estarei “curtindo” o frio com a família daqui a alguns dias. Uma sugestão que recebi foi de levar sacos plasticos para os pes, evitando umidade da neve.

  2. Deborah

    Adorei suas dicas! Eu estou super preocupada, pois vou pra Alemanha em janeiro a trabalho, e não tenho essas roupas de frio pra passeio, mto menos para trabalhar…vou ter q chegar lá e comprar alguma coisa.

  3. Silvana

    Suas orientações objetivas e práticas,
    foram fundamentais, nota 10 garota!

  4. Juliana

    Oi gostei muito das suas dicas. Estou preocupada com o que levar. Vou para Milão, Veneza e Alemanha e não sei o que usar. Vc acha que da para usar saia comprida com meia de 80 fios por baixo?

  5. Paula Aguiar

    Olá Juliana,

    Eu também usei meia fio 80 em uma viagem no começo desse ano, mas usei por baixo da calça e também com botas de neve. Se tiver algum dia menos frio até dá pra usar com saia, mas parece que esse inverno está bem rigoroso, nesse caso talvez uma saia de lã grossa seja mais viável.

    Boa viagem !

  6. Beatriz Alves

    Muito legal o seu texto, as dicas são ótimas e ajudam exatamente no que mais nos preocupa: não exagerar, mas tb não passar frio! Valeu!

  7. caroline

    as dicas me ajudaram muito porque no final do ano minhas amigas e eu vamos fazer intercâmbio pra espanha e uma das nossas maiores preucupações foi o que levar adoramas as dicas!!!

  8. rosa

    Olá,

    Vou fazer minha primeira viagem para Europa ( Alemaha, Suiça.Paris ). gostei muito das dicas.

  9. Juliana Andrade

    Ótimas dicas! Estou indo para a europa pela primeira vez e estava cheia de dúvidas sobre as roupas. Bom,agora com essas dicas ficou mais fácil decidir o que levar.

  10. Michelle Sousa

    Jaqueta por 10 euros em Milão, onde? estou indo para Europa em dezembro. Primeira cidade Portugal, depois Roma, Veneza….Onde compro roupas para o frio????

  11. Paula Aguiar

    Oi Michelle,
    Essa jaqueta é coisa antiga ! Comprei em Milão em 2003, só lembro que foi perto da estação de metrô Lotto, nas proximidades do Estádio San Siro. Acredito que hoje você não conseguiria encontrar a esse preço. Não sei seu roteiro completo e se por acaso for passar pela Suiça ou Áustria, em Berna/ Suiça e em Viena/Áustria, você encontra alguns magazines com muita roupa de inverno a um preço bem legal. Em Janeiro de 2010 compramos muitas coisas boas nesses locais e não gastamos muito.
    Espero que aproveite bem sua viagem. Na volta não esqueça de passar por aqui e relatar sua experiência.

    Bjs

  12. Adir

    Adorei as dicas que vc deu, são bem úteis..
    Estou com viagem marcada pra Espanha em dezembro, justamente no inverno…
    Que calçado devo colocar pra viajar? Detesto bota, então gostaria que vc me desse alguma outra sugestão…
    Obrigada desde já.

  13. Tica

    Estava a procura de dicas para o inverno Europeu, e encontrei vc ,está sendo ótimo , vou com meu marido e dois filhos (ele 19 e ela 11), quem sempre faz as malas sou eu, então suas dicas foram ótimas pra mim, na verdade queria saber tbm se vc conhece ou já ouviu falar de Vigo na Espanha, pertinho de Portugal, vou passar o Natal com Amigos que moram lé e depois irei a Madri, dicas, sugestões de Hoteis e refeiçoes estou a procura, Bjs

  14. Paula Aguiar

    Olá Adir,
    Dependendo do lugar que você estiver na Espanha e da temperatura, dá até para usar um tênis com uma meia mais grossa.
    Se estiver nevando, você corre o risco de ficar com os pés molhados, aí o ideal seria você se adaptar com uma botinha mesmo !
    Bjs

  15. Paula Aguiar

    Olá Tica,
    Conheci Vigo, por coincidência foi logo depois da virada do ano que passamos por lá, mais precisamente no dia 06/01/2006.
    Só estivemos por lá de passagem, estavamos atravessando a Espanha de carro e o entregamos em Vigo para atravessar a fronteira para Portugal de trem.
    Foi tão rápido que só deu tempo de darmos uma passeadinha bem rápida pela cidade e dar uma olhadela na praia (estava um frio de rachar) antes de entregar o carro.
    Infelizmente não vou poder te dar informações de hotel e refeições por lá, porque mal passamos o dia.
    Bjs

  16. Michelle

    Oi Paula, Obrigada pela dica. passarei pela Suiça sim, mas especificamente por Zermatt e Zurique. estou bem preocupada com essas questão de roupas, ainda mais que estarei com 2 crianças nesta viagem. Mas tenho pesquisado bastante e vi que comprar lá e em grandes magazines é a solução. Imagine que encontrei botas para neve por 12 euros em Roma e em Paris. achei lojas tb em Roma q vendem roupas térmicas por 7 euros.

  17. Andréa

    Oi Paula,

    Adorei suas dicas. Já estive visitando a Europa, mas foi no final do verão, ou seja, não peguei temperaturas muito baixas. Minha filha está indo fazer um passeio pela Europa, incluindo Portugal (Natal) Paris (Revellion) Alemanha e Espanha depois da virada e estou preocupada, pois ela sente muito frio. Já providenciei botas de neve (duas), sobretudo (vários), blusas térmicas (duas) , meia fio 80 (três), cachecol (vários), gorro (dois). Será que falta alguma roupinha????

    Preocupações de mãe!

  18. Paula Aguiar

    Oi Andréa,
    Acho que está muito bem preparada. Não esqueça das luvas, legs e um pijaminha quentinho !!! Para os dias mais molhados, não esqueça de uma jaqueta impermeável.
    Bjs

  19. Lucy

    Oi, Paula….Boa Noite!

    Moro no Brasil….Guarujá- Litoral de Sao Paulo. Bom, em dezembro estou indo para visitar o meu irmão….Em Vigo na Espanha.
    Tenho algumas dúvidas: Comprei calças térmicas e blusa térmicas, para usar por baixo da roupa….Certo ou errado?…Casacos de la…meias de la…as botas são comuns ao Brasil…Levo ou não? Tenho somente um tênis com numeração 39…dois números a mais que o meu…Quando fui comprar me falaram que seria necessário.
    O que devo me preocupar além destes apetrechos todos?
    Agradeço a sua atençao e espero retorno! Lu

  20. Paula Aguiar

    Olá Lu, ok para as calças e blusas térmicas. Eu levaria os casacos, meias e botas porque apesar da Espanha não ser um dos paises mais frios, pode ser um inverno rigoroso este ano. O tênis depende muito, porque se for tenis de lona não adianta muito. Acredito que falaram para você comprar dois numeros acima para usar com muitas meias grossas. Não esqueça do cachecol, vários, luvas e se possivel leve uma galocha para os dias de umidade intensa, ou até mesmo neve, dependendo se você for passar em alguma cidade além de Vigo.
    Bjs!

  21. Monica Sousa

    Olá Paula,

    Estou preocupadíssima com os agasalhos, pois irei pela primeira vez à Europa no mês de Fevereiro de 2012, mas não tenho nada para frio, afinal sou cearense que mora na Bahia, ou seja, nada mesmo.
    Irei inicialmente por Portugal (Lisboa, Porto e Coimbra), Espanha (Barcelona, Granada e Servilla) e Paris.
    Não sei se compro algo aqui no Brasil ou deixo para comprar tudo por lá (não esqueça que moro na Bahia), sabe onde compraria em Lisboa?
    Adoro suas repostas.
    Abraço.

  22. Roberta Legalmente Esposa

    Oi Paula!
    Cheguei aqui buscando pelo Google dicas de roupas para levar/usar no inverno europeu e gostei muito das suas dicas e comentários.
    Fui à Europa no verão, agora pra mim é tudo novidade.
    Agora vou pra Salamanca, Espanha, ficar 90 dias.
    Achei legal vc ter chamado atenção para a neve que depois molha. rs Perguntei outro dia isso pro Fernando (meu marido).
    Ele diz para eu comprar bota lá porque a daqui não aguenta e também comprar os casacos lá por conta do preço.
    Mas disse que jeans lá é caro, pra comprar antes.
    Por enquanto estou com gorros e cachecóis, além de meias (mas não são de lãs como os gorros e cachecóis, será melhor ou de repente aquelas que a gente usava nos anos 80 que coloca no tornozelo? rs) e um par de tênis. Sandália é besteira levar, né?
    Acha que devo levar um sapato alto fechado?
    Comprei legging e calça bailarina. Tenho capa de chuva e casacos de lã “normais”, mas não sei quais levar.
    Meu marido tem um casaco de neve que comprou na Europa, mas aí ele deve usar, né?).
    Quero ver se vou depois de amanhã a Petrópolis comprar algumas coisas, mas ainda não sei o que, além de calça jeans e luva.
    Enfim, qualquer comentário seu será muito bem-vindo e com certeza muito útil. :)
    Obrigada!

  23. Paula Aguiar

    Olá Monica,
    Em uma de minhas viagens deixei para comprar algumas coisas em Portugal e me arrependi, na época achei as roupas mais caras do que em outros lugares da Europa (Berna e Paris), ainda tem a questão que essa época que você vai viajar não é a de saldos. A boa notícia é que em alguns lugares de Portugal e Espanha não são tão frios. O ideal para o seu caso, seria você comprar algumas peças no Brasil antes de ir, para se precaver caso não encontre nada de interessante e a um preço acessível nos países que vai visitar primeiro.
    Boa viagem e aproveite bastante !
    Bjs

  24. Paula Aguiar

    Roberta,
    Em primeiro lugar obrigado por suas palavras, que bom que pude ajudar. Suas colocações estão perfeitas, leve meias, várias e de diversos tipos, porque você vai ficar bastante tempo. Sobre as polainas, acho que depende mais de moda e se você tem muito frio nos tornozelos. Sandália só se for para usar em locais climatizados, porque na rua nem pensar, rsrsrs.
    Com relação ao sapato alto fechado, vi muitas botas de salto na Itália, lindíssimas por sinal, só que se for para caminhar muito fica mais complicado, vai depender do seu estilo de viagem. Acho que na Europa você irá encontrar mais opções de casacos e roupas para inverno, se puder deixe para comprar por lá. Realmente a calça jeans não faz a menor diferença e você pode comprar no Brasil mesmo.
    Bom, é isso aí ! Espero que você aproveite bastante !
    Beijos 😉

  25. Roberta Legalmente Esposa

    Oi Paula!
    Muito obrigada por sua resposta. :)
    Reli agora o que escreveu no post e vi a data da postagem. A época dos descontos começa agora o início de dezembro? Vou chegar lá dia 1/12 :)
    Achei que as promoções fossem a partir de janeiro, mas em dezembro para mim será bom demais, né?
    bjs

  26. Paula Aguiar

    Oi Roberta,
    Escrevi o post no começo de dezembro, mas foi baseado em viagens anteriores a essa que estou me referindo no post, que foi em 2009. Embora você encontre bons preços também em dezembro, os melhores preços você irá encontrar depois que passar o natal, ok?
    Bjs! 😉

  27. Laís

    Olá , Vou fazer a minha primeira viagem para Alemanha , gostei muito da dicas , mas to meio perdida como eu devo me vestir pra não sentir frio lá .

  28. Márcia Kazue

    Olá Paula, td bem?
    Pretendo ir para a Alemanha, Portugal e Espanha nos fins de janeiro, Irei com meu marido e dois filhos, e pretendo comprar roupas de frio lá, pois ficarei por três meses, o que vc me aconselha levar?
    Fico aguardando sua resposta,
    bjs e obrigada

  29. Paula Aguiar

    Márcia,
    Estamos preparando um vídeo com dicas do que levar de básico em uma mala para uma viagem pela Europa no Inverno. Fique atenta que nos próximos dias postaremos o vídeo.
    Bjs !

  30. Paula Aguiar

    Laís,
    Como escrevi no comentário anterior, estamos preparando um vídeo com dicas do que levar de básico em uma mala para uma viagem pela Europa no Inverno. Fique atenta que nos próximos dias postaremos o vídeo.
    Bjs !

  31. TICA

    olá, marquei minha viagem para 28.12, vou para Madri , passo o Reveillon em Vigo e volto novamente para Madri,estou com uma dúvida , vou sair do Brasil com 30 graus, irei com uma roupa confortavel pois são 12 horas de voo, chego no aeroporto fico com a roupa confortavel e me troco no Banheiro ou preciso descer do avião já toda agasalhada, onde começo a sentir o frio Madri. Obrigado pelas atenção.bjs

  32. mércia

    Paula, Em Fevereiro Eu Irei Para Alemanha na cidade de hanovver,germane. Pela primeira vez á Trabalho e Tenho Duvidas do Que Levar ,Me Auxilie Com O Video ,Será Que Devo Comprar Roupas Aqui Ou LÁ ?

  33. Fernanda

    olá Paula, adorei suas dicas, estou indo com meu marido no início de fevereiro para Paris, nessa época continua muito frio?o tempo está seco ou mais chuvoso? o que devo levar para passar 6 dias, pra não exagerar e nem levar coisas a menos. Muito obrigada.

  34. Paula Aguiar

    Fernanda, em Paris sempre chove, entao é legal estar preparado com um guarda-chuva para usar na chuva e na neve. Eu levaria pouca coisa porque adoro comprar nas lojas de Montmatre, mas se não é seu caso e não usará lavanderia: leve basicamente 3 calças jeans ou grossas, 3 meias-calças fio 80 ou leg para colocar por baixo, 4 camisetas, 3 cacharreis, 5 meias, 1 lingerie para cada dia, bota, tenis, 3 conjuntos de cachecol, gorro e luvas. 3 casacos de frio e para detalhes veja o video: http://www.viajandonomundo.com.br/index.php/fazendo-as-malas-rumo-ao-inverno-europeu/

  35. deborah cordeiro

    ola. Gostei muito dos seus posts. Estou indo pela primeira vez p europa agora dia 20 de janeiro. (madri, barcelona, viena, paris e roma) sabe me informar se esse inverno esta muito rigoroso? E onde encontro os casacos impermeaveis e botas aqui no Brasil? Vou entrar por madri…seria mais facil comprar por la? Se for agradeco se me fornecer o nome de alguma loja.
    Obrigada.

  36. lili nunes

    adooooreiii as dicas ………muito obrigado.bjao para vc paula…..

  37. Jane Silveira

    Oi Paula, vou para a Europa em Novembro e suas dicas estão sendo importantes para eu me preparar. Obrigada bjs

  38. Josineide

    Paula, Parabéns pelos seus post! me ajudou muitoooooo
    Estou viajando pela 1º vez para Alemanha e vou no mês de Janeiro…Imagina quantas dúvidas eu tinha de como me vestir kkk

Post a comment