A Tríplice Fronteira

A Tríplice Fronteira


O cultíssimo ator Antônio Abujamra sempre incluía em um quadro – uma espécie de versão mais culta e provocativa do “bate-bola, jogo-rápido” da Marília Gabriela – de seu polêmico programa de entrevistas na TV Cultura, Provocações (que faz jus ao nome), uma pergunta do tipo: “O que fez mais mal para a humanidade, os bancos, as religiões ou as fronteiras?”. Tudo bem, as coisas que fizeram mal para a humanidade variam de programa para programa e de entrevistado para entrevistado, mas as fronteiras já estiveram lá. Pelo menos uma vez e não por acaso.

Uma fronteira pode ser um limite entre cidades, regiões, estados e países (geralmente dois de cada um). As fronteiras mais conhecidas, contudo, são as fronteiras entre países. E, sim, como diz Abujamra no quadro de seu programa, fizeram muito mal para a humanidade. As fronteiras, ou melhor,a demarcação das fronteiras, foram a motivação de muitas guerras (praticamente todas) da história da humanidade. Porém, as fronteiras também foram responsáveis pela criação da identidade nacional, cultural e artística das nações. Ou seja, as fronteiras foram as responsáveis por nosso reconhecimento do patrimônio histórico, linguístico e cultural enquanto nações. Pois, elas permitem aos cidadãos de uma determinada localidade saber que ao leste (ou a oeste, a norte ou ao sul) daquela montanha (ou rio, ou lago, etc.) todos fazem parte de um mesmo povo (brasileiros, argentinos, peruanos, alemães).

Como dito acima, as fronteiras “geralmente” são os limites entre dois países. Porém, existem fronteiras diferentes. Entre três ou quatro países. Uma fronteira entre três países é chamada de Fronteira Tríplice. Existem várias tríplices fronteiras, porém uma das mais famosas do mundo é aquela que separa  Foz do IguaçuPuerto IguazúPresidente Franco, ou seja, Brasil, Argentina e Paraguai. Grande parte de tal fama, é claro, se deve ao potencial turístico das cidades fronteiriças, especialmente, é claro, de Foz do Iguaçu.

Essa tríplice fronteira, que já foi até estudada pela CIA, merece ser conhecida em sua plenitude, incluindo seu monumento. Porém, para conhecê-la e aproveitá-la em sua plenitude, e em seus três países, aproveite para fazer Aulas de Espanhol em Goiânia, um Curso de Espanhol em Natal ou em qualquer cidade do Brasil, ou da Argentina ou do Paraguai, na qual você more.

Deixe uma resposta