Centro Pompidou em Paris

Centro Pompidou em Paris


O Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, mais conhecido como “Centro Pompidou”,  surgiu da iniciativa do Presidente Georges Pompidou de criar no coração de Paris uma instituição cultural original dedicada a criação moderna e contemporânea. Pompidou morreu antes de vê-lo terminado, sendo seu sucessor Giscard D’Estaing  o inaugurador oficial.

O Centro é um enorme Museu de Arte Contemporânea e em seu interior realizam-se diversas exposições de todo tipo:  teatro, cinema,música, literatura, entre outros. Sua enorme biblioteca pública tem capacidade para mais de 2.000 pessoas.

O mais chamativo do Centro Pompidou não é apenas a grande quantidade de arte moderna que abriga ou a grande quantidade de atividades que podem ser encontradas em seu interior, mas sim o edifício em si, moderno e desenhado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, destacando sua aparência semi-industrial .

O fato de que seus elementos funcionais, como escadas, condutores de água  e ar estejam situados no exterior do edifício, fazem com que ele se destaque. Precisamente este aspecto tão inovador nos anos 70, fizeram que fosse muito criticado ao chocar-se enormemente com a estética classica e romântica das ruas e edifícios de Paris, mas hoje em dia é um dos monumentos mais queridos pelos parisienses e um dos mais visitados pelos turistas.

Endereço:
Place Georges Pompidou
75004 Paris

Como chegar:
Metrô (estações):  Rambuteau, Hôtel de Ville, Châtelet
Trem: Châtelet – Les Halles
Ônibus (linhas): 21, 29, 38, 47, 58, 69, 70, 72, 74, 75, 76, 81, 85, 96

Para mais informações sobre tarifas, eventos e exposições, acesse o site oficial.

Deixe uma resposta