Conhecidos como mercato delle pulci, os mercados de pulgas de Roma têm raízes bem antigas. Eles são uma ótima maneira de experimentar uma fatia autêntica da vida romana. Muitas vezes você poderá encontrar um artefato que se tornará uma lembrança preciosa ou um lindo presente para uma pessoa querida.

Os antiquários e a maioria das pessoas que gostam de mercados de pulgas já devem conhecer o Mercado de Porta Portese. Com 4.000 fornecedores, é um dos maiores mercados de pulga da Europa, oferecendo uma infinidade de produtos, que vão de sapatos de plástico a itens religiosos do século XVI.  Por conta de sua fama, está quase sempre absolutamente lotado e sufocante,  o que é uma pena, pois nem sempre é fácil a tarefa de encontrar algo interessante.

A boa notícia é que existem diversos mercados de pulgas em Roma, que são menos lotados , mais acessíveis e divertidos. Muitos deles operam apenas entre outubro e junho, fechando nos meses do verão e outros estão abertos o ano inteiro. Há uma boa seleção de mercados para colecionadores de livros antigos, gravuras, antiguidades, jóias e objetos de arte. Se você estiver na cidade em um domingo, provavelmente encontrará um mercado de pulgas em algum cantinho de Roma, aqui estão alguns deles:

Ponte Milvio – Acontece no primeiro finalAdicionar uma imagem de semana do mês às margens do Rio Tibre. Aqui dá pra encontrar pequenas antiguidades, jóias, roupas, livros, rendas antigas e arte em geral.

Borghetto Flaminio – Está aberto no segundo sábado e domingo de cada mês. Está situado próximo a Piazza Del Popolo. É cobrado uma pequena taxa de entrada e você pode explorar objetos de cerca de 250 vendedores que oferecen roupas vintage, bijuterias antigas, bolsas, roupas e objetos de prata.


Também no segundo  domingo do mês, cerca de cem vendedores se reúnem em Villa Glori para vender um pouco de tudo, como roupas de marca pouco utilizadas, máquinas de escrever antigas, bicicletas e livros.

Localizado próximo ao Tibre, no bairro Prati, o Mercado da Piazza Mazzini oferece um ambiente mais agradável do que alguns dos mercados de Roma. Geralmente você encontrará cerca de 80 vendedores. Está em funcionamento na  segunda semana do mês, mas somente na sexta-feira, sábado e domingo, exceto em agosto.

Via Sannio é a melhor aposta para quem estiver na cidade durante os dias úteis da semana, está aberto de segunda a sábado. Não há como dizer tudo o que você irá encontrar aqui, existe um pouco de tudo, roupas para quase qualquer ocasião, equipamentos de camping, sapatos e muito mais.

Colecionadores interessados em livros, gravuras, quadrinhos e revistas, devem visitar o Mercato delle Stampe que não está longe da Piazza Navona. Está aberto de segunda a sábado na parte da manhã.

No primeiro e terceiro domingo do mês funciona La Soffitta Sotto i Portici na Piazza Augusto Imperatore. Não fica muito longe da Piazza di Spagna. Existem lotes de objetos antigos, incluindo relógios de bolso, câmeras, jóias, castiçais, porta-retratos e brinquedos.

Piazza Verdi – No quarto domingo do mês você poderá procurar por porcelana, jóias, prata, artesanato, livros raros, instrumentos musicais e roupas de cama.

Se tiver interesse em visitar o mercado de Porta Portese, precisa ir cedo, ele abre todos os domingos de madrugada. Não esqueça de manter bolsa, bolso, ou carteira sob vigilância, sempre existem espertinhos de plantão prontos para dar o bote.


Visualizar Mercados de Pulgas em Roma em um mapa maior
Tags:

Deixe uma resposta