Os Museus de Alimentos na região de Parma – Itália

Os Museus de Alimentos na região de Parma – Itália


Para os aficcionados por gastronomia, especialmente pela comida italiana, sem dúvida esses museus dedicados a gastronomia em Parma, aglutinados com a denominação de “Musei Del Cibo” são convidativos para se conhecer um pouco mais sobre a tradição culinária da região.


Em Parma, província muito próxima a Milão, diversos produtos locais adquiriram fama, como o queijo, o presunto de Parma, seus salames, o vinho de suas colinas e muitos outros. A maioria pode ser encontrada em outras partes da Itália e até mesmo no Brasil, porém nunca será a mesma coisa como provarmos ali, “diretamente da fonte”.


Os museus de alimentos de Parma formam parte de uma região em que o turismo enogastronômico está muito desenvolvido, junto a determinados itinerários do vinho, do presunto (prosciutto) e muito mais.


Trata-se de quatro pequenos museus que podem ser visitados na província de Parma e que nos aproximam da história do queijo parmesão, do presunto de Parma, do tomate e do salame. O Museu do Queijo está em Soragna, o do presunto em Langhirano, o do salame em Felino e o do tomate em Collecchio. Cada um deles tem seus próprios horários e preços que podem ser consultados nos links.


Para uma idéia breve, os preços variam entre quatro e cinco euros para os adultos. As visitas incluem a degustação dos produtos regionais, com exceção do Museu do Tomate. Se estiver com viagem prevista para Parma com data próxima ao dia 16 de outrubro, quando é celebrada a Jornada Nacional da Alimentação, a entrada para os quatro museus é gratuita.

Deixe uma resposta