Passeios de trem a vapor na Suiça.

Passeios de trem a vapor na Suiça.


Uma das mais gostosas formas para vislumbrar as paisagens da Suiça com o encanto de outras épocas e que sem dúvidas deixará os nostalgistas de plantão entusiasmados, é um passeio de trem a vapor pelo território suíço.

Embora a Suiça seja conhecida pela sua extrema pontualidade e excelente cobertura de sua rede ferroviária, logicamente hoje em dia já não é um país de trens a vapor. A modernização de suas principais rotas chegou muito cedo, pois começou nos anos 20 do século XX. O último trem a vapor foi retirado do serviço ativo em 1968, quando o vapor ainda seguia funcionando em muitos países do resto da Europa. Para encontrá-los é preciso pesquisar um pouco nas redes privadas, locais e regionais e tomar atenção à programação.

Deixamos aqui os links de sites de algumas das linhas distintas que operam serviços regulares ou temporários de trens a vapor no território suíço. Alguns são trens históricos e fazem saídas pontuais, outros operam exclusivamente no verão, apenas alguns estão disponíveis durante o a ano todo.

Riviera Belle Époque – Rota Vevey – Blonay – Chamby

Rota Brienz-Rothorn – Linha completa a vapor.

Linha Etzwilen-Singen

Rota Bauma – Hinwil, um dos trens históricos mais bem conservados.

Trecho de Schinznach

Trens a vapor pelo Val de Travers na região de Neuchâtel.

Deixe uma resposta