• Viajando no Mundo

A COZINHA TURÍSTICA DA BELA ITALIA!!!! Mangiare quello che fanno bene!!!

Atualizado: Set 10

Por Carla Ribeiro

Se existe no mundo um lugar para ganhar vários quilos extras, esse lugar chama-se Itália. É impossível resistir as delícias que só esse lugar pode ter. E quanto mais você chega no Mediterrâneo, a “coisa” fica pior: muito azeite, melanzana, tomato…

Aprecie a cozinha italiana em fotos!A sessão de fotos foi dividida da mesma forma que os italianos dividem o serviço: ANTEPASTO, PRIMO PIATO, SECONDO PIATO, CONTORNO E DESERT. Ufaaa… parece que não acaba nunca…

ANTEPASTO

Como todo bom brasileiro, eu costumo dispensar o couvert… (ahahaha), mas quando você está na Itália e escolhe um “Menu Turístico” no restaurante, não adianta fugir. O antepasto vai chegar primeiro! Geralmente Frios e pão. Ou alguma coisa pequena, como um “bocaditos” espanhol.

MINESTRA OU MINESTRONE? Principalmente no inverno, o comum é o viajante cair logo na sopa.

MIX DE CEREAIS


As sopas podem ser de diversos tipos. Geralmente, quando perguntados qual o tipo de sopa eles te respondem que é de verdura ou legume. Esse ano eu tive uma grata surpresa ao experimentar uma sopa que antes eu não conhecia: uma sopa de cereais ou grãos misturados. Nessa sopa tinha feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, cevada… uma mistureba! Não gosto de sopa assim, mas até que estava “buona”…

PRIMO PIATO: O primeiro prato a ser servido no Menu Turístico é a massa ou risoto. Para as crianças, um espaguete com carne moída (spaguetti al ragu). Os italianos fazem um risoto como ninguém..

SECONDO PIATO: A carne, peixe ou frango. A essa altura você já está cheio de tanta comida. Dá vontade de falar para o garçom: Por que não trouxe tudo junto??? Você já olha meio desanimado para o prato… Quanta comida!


CONTORNO: Batatas cozidas e fritas, verduras refogadas. O contorno vem junto com o segundo prato. Como na foto seguinte, a carne vem em um prato e a verdura em outro.


DESERT: pôxa… a sobremesa… você tinha tantos planos para ela… Mas depois do antepasto, do primo e do secondo e a família inteira dos pratos, você ainda tem que arrumar forças para o Desert… Pior é você estar em ASSIS, Perúgia, na queridíssima Trattoria Palotta e dar de cara com um CANTUCCINI NO VINO SANTO…Cantuccini é um biscoito duro, de amêndoas e ideal para molhar no vinho licoroso (fortíssimo, Jesus!!!) que vem junto… A primeira vez que eu vi, eu fiquei salivando de vontade daquilo. Cantuccini, eu já conhecia. Mas aquilo de “molhar o biscoito” me deixou intrigada… hahahahah… Quando eu molhei o cantuccini no vino… SAIU FOTO ATÉ PELAS VENTAS!!!! Se você não gosta de bebida forte, não peça!


OUTRAS SOBREMESAS MARAVILHOSAS DO MESMO LUGAR: PÊRA AO VINHO… SHOW!!!!

Existem alguns restaurantes onde você pode pedir, por exemplo, algumas nozes para comer após o jantar. Ou, caso não queira, dá uma passadinha no HiperLando, Spar, Carrefour ou qualquer outro super e faça umas comprinhas… Os italianos são generosos nos docinhos…

Não pense você que na Itália é tudo de bom… às vezes, você se decepciona também. Em Nápoles, eu fui almoçar em um restaurante perto da Universidade e pedi o “prato de estudante”… Bem, era só um prato de massa. Um RIGATONI, aquela massa grande e um pouco mais firme que o normal. A minha massa estava dura. Difícil terminar…  Outra vez, em Mestre, Vêneto, eu fui ao restaurante que eu já conhecia e que gosto muito. Pedi uma pizza lá… sei lá o que era aquilo, só identifiquei o CARPACCIO (finas fatias de carne). OK! Só que o carpaccio era totalmente CRÚ!!!! CARNE CRUA TOTAL!!!! Só faltou o sanguinho escorrendo… Fiquei muito sem graça. Chamei a Senhora (que eu já conhecia), me desculpei e pedi para passarem a carne na frigideira, porque eu não comia carne crua. Eis o resultado:

Um pouco vermelha, mal passada… estava saborosa pelo menos…

A região do Vêneto, onde fica Veneza, há de se tomar um pouco de cuidado com as carnes… Eu não vi em nenhum outro lugar da Itália servirem CARNE DE CAVALO! Só lá em Vêneto. Isso não significa que não exista em outras regiões. Mas, em todo caso… Você conseguirá distinguir quando for: CARNE DI CAVALLO.

Para se comer a verdadeira PIZZA há lugares e lugares… Em Nápoles há lugares bons e outros não. A pior que eu comi foi em Pompeia. E comi milhares de outras boas em outros lugares…


WOW! Passei mal agora, hein???

Depois de toda essa comilança, dê um passeio pelos pequenos paraisos terrestres… parece que todos ficam na Itália… Não se esqueça de levar um “lanchinho”…

0 visualização
 

Formulário de Inscrição

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Viajando no Mundo. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now