• Viajando no Mundo

Conhecendo Paris através de um parisiense.


Praça dos Pintores - Paris França

Apesar de ser uma aposta interessante para aqueles que nunca estiveram naquele local, acaba ficando maçante. Por sorte muitas grandes cidades estão inventando alternativas ( dentro do que se conhece como turismo alternativo) para permitir aos visitantes viver a experiência de uma perspectiva diferente e única.

Uma dessas cidades é Paris e hoje podemos conhecê-la melhor pelas mãos de um expert na cidade. Não é um expert qualquer, nada de guias tradicionais que conhecem a história da Torre Eiffel e do Louvre como se fossem um livro com pernas e pés. Estamos falando de parisienses que conhecem a cidade e que também podem nos mostrar locais desconhecidos e piadas mais curiosas. Gente do povo que se apresenta como voluntário para mostrar a cidade com entusiasmo e para fazer da sua viagem a Paris, uma experiência muito enriquecedora.

A iniciativa tem página web e nome: Parisien de un Jour. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que se financia com donativos e que, se os contatarmos pelo menos umas duas semanas antes de nossa viagem, nos preparará o roteiro que desejarmos. Evidentemente não é algo que nos permita conhecer toda cidade, mas pode ser muito interessante para descobrirmos bairros secundários, cheios de encanto e longe da agitação turística. De fato os proponentes da iniciativa recomendam não contratar o guia apenas para passear pela Champs-Élysées. A graça está justamente em aproveitar para conhecer uma outra Paris.

Podemos escolher a região que queremos em toda a área metropolitana de Paris e os guias sempre nos apanham perto de uma estação de metrô previamente combinada. As visitas são para um máximo de 6 pessoas (crianças incluídas), se oferecem múltiplos idiomas. Muitos voluntários também aproveitam a ocasião para praticar um idioma estrangeiro, sendo assim eles também ficam felizes em poder nos atender na língua em que pedimos.

O melhor de tudo isso é que se trata de uma passeio gratuito, pois como foi dito antes, a organização se financia mediante donativos e os que trabalham são voluntários. Se você está pensando em visitar a capital francesa, aproveite essa oportunidade e desfrute o custo zero de um guia nativo que o levará a lugares que nunca havia imaginado.

#viagem #guiaparis #França #Europa #roteiroparis #guiagratis

0 visualização0 comentário